Cansei de ser paciente. Paciência tem que ter limites! Vou contar para vocês o que me aconteceu hoje:
Há uma semana eu marquei uma consulta numa clínica. Era hoje às 17h30. Programei-me para essa consulta. Abri mão de outros afazeres para estar lá. Às 15h30, ao chegar em casa de um compromisso, percebo que a clínica havia me ligado. Retornei. A atendente me perguntou se eu poderia chegar mais cedo à consulta. Eu disse que seria difícil, mas que eu tentaria. Ela fixou um horário: “Dá para chegar às 17h?”. Respondi que sim. Mudei alguns planos e fui. Cheguei com 20 minutos de antecedência por um pouco de sorte e por saber que antes de entrar no consultório teria de passar pela recepção para autorização do seguro de saúde. Fiz os procedimentos e aguardei.
Todo mundo sabe que consultas, dependendo da especialidade, podem atrasar. Não acho justo, e mais adiante explicarei, mas até aceito, dependendo da situação. Mas a partir do momento que uma atendente da clinica te contata para pedir para antecipar, você infere que será atendida dentro de pelo menos 15 minutos da hora marcada (o que já seria um absurdo!). Pois bem, sentei-me “pacientemente” e me entretive com a leitura de um livro. Ao chegar ao final do livro e ainda não ter sido chamada, percebi que algo estava muito errado. Eram 17h30. Fui perguntar a atendente o que estava acontecendo e me surpreendi ao perceber que já havia uma senhora reclamando da mesma coisa. O atendimento dela seria as 18h e a pediram para chegar mais cedo.
Ainda hesitei e voltei a sentar “pacientemente”. Esperei mais 10 minutos. Mas já estava incomodada com a falta de respeito. Levantei decidida. Fui ao balcão e perguntei: “Há pessoas a minha frente para serem atendidas ainda?” Ela respondeu que havia uma. Nisso o balcão já tinha mais duas clientes reclamando da demora. Falei em alto e bom som. Para que todos ouvissem mesmo:
– Quero cancelar minha consulta. Não vou dar meu dinheiro para um profissional que não me respeita. Há um monte de médicos por aí. Vou procurar outro.
Daí as senhoras ao meu lado começaram a dizer que eu tinha razão. Então enfatizei:
– Isso é um desrespeito. E, enquanto a gente não fizer nada, eles vão continuar nos tratando assim. Eu, além de cancelar a consulta, vou também escrever uma carta ao meu seguro de saúde reclamando do atendimento desse profissional.
Fui embora. A semente estava plantada. Espero que floresça.
Agora vou explicar o porquê de eu não achar justo esperar mais que 15 minutos para ser atendida em uma consulta. Eu sou uma profissional como qualquer outra pessoa que trabalha. Eu tenho que cumprir prazos e horários como todo mundo. Eu também tenho meus afazeres pessoais. E para estar em qualquer compromisso eu estarei abrindo mão de fazer alguma dessas coisas pessoais ou profissionais. Eu não mereço ser prejudicada na minha rotina devido a interesses gananciosos de um profissional da área médica. As consultas são marcadas de 15 em 15 minutos, salvo os psicólogos que tem código de ética que versa sobre isso (veja PDF explicativo aqui), e ainda existem os “encaixes”, ou seja, os interesses do paciente não são levados em conta em nenhum momento. O que mais explicaria esse procedimento se não a ganância?
Bem, ainda tenho muito a falar sobre isso. Há o caso dos fisioterapeutas de plano de saúde que nunca tocam no paciente e só dão choquinho e bolsa térmica durante o tratamento. Mas isso é assunto para outro post.