Imagem tirada da Internet |
Fiquei pensando sobre uma possível resposta para isso. Cheguei a conclusão que há níveis de amadurecimento e talvez por isso seja tão difícil dizer em que nível estamos. O nível físico é o mais evidente. Tá na “cara” que você está mais velho, para os homens tá no cabelo também, já que estes costumam ser mais resistentes à tintura. As marcas do amadurecimento são implacáveis e por mais grana que você tenha para recorrer à cirurgias ou tratamentos diversos, chega um momento em que nada mais funciona. E há o nível emocional, este bem mais difícil de se lidar porque dependendo dele o nível físico pode ser mais bem tolerado ou não.
E a impressão que eu tenho é que emocionalmente as pessoas andam muito infantilizadas. Continuam egocêntricas, birrentas, agressivas quando contrariadas. Necessitadas da atenção e da legitimação de terceiros. Exatamente como a criança de cinco anos que faz um rabisco e não sossega enquanto um adulto não faz um elogio. Carentes, perdidas, inseguras como qualquer outra criança.
Essa discrepância entre maturidade emocional e física pode gerar muito sofrimento. As mulheres, como sempre, são as que tendem a sofrer mais, pois o padrão de beleza imposto pela mídia é inatingível e muitas gastam o que não têm para parecer um pouquinho com a gostosa da vez. Mas os homens não ficam atrás, não. Quem nunca ouviu falar de um tiozão que se acha o garotão? Ponha-se no lugar dessas pessoas e imagine o quanto deve ser difícil para elas se olharem no espelho e não se sentirem com a idade física que ele mostra?
Uma vez uma amiga me disse que não somos ensinados a envelhecer. Realmente. A gente aprende que é criança, que é adolescente e que é adulto. Mal viramos adultos e já nos perdemos na selva do trabalho ou de outras relações sociais como o casamento e quando assustamos já estamos velhos e imaturos. Isso me faz concluir que para você se sentir realmente maduro é necessário ajustar esses dois níveis de maturidade. É necessário que o seu emocional amadureça junto com seu físico. É necessário que você entenda e aceite que a vida tem seu ciclo imutável de nascimento, crescimento, amadurecimento e morte.
Maduro é aquele que consegue completar o ciclo sem atropelar nenhuma das fases!