Seja egoísta!

Conselho estranho, né? O senso comum diz justamente o contrário. Esse conselho é do OSHO e eu percebi que concordo com muitos dos pensamentos dele.  Quando ele diz isso quer dizer que você deve cuidar primeiro de você para depois poder, ter condições de cuidar do outro.  Se você já andou de avião deve ter lido as instruções no caso de despressurização. Lá fala que se você estiver ao lado de uma criança, você deve colocar a máscara de oxigênio em si mesmo primeiro e depois na criança.

Cuidar de si mesmo é mudar uma parte da humanidade.  Essa é a parte que te cabe: VOCÊ!  Osho dá um exemplo de um médico. Esse profissional deve te ver como uma “peça” (É assim que os estudantes chamam os cadáveres em estudo de anatomia) porque se ele te ver como um ser humano em sofrimento e se compadecer contigo ele não terá o distanciamento emocional necessário para executar seu serviço de forma neutra e objetiva. Um pai, por exemplo, por melhor cirurgião que seja, não deveria operar o próprio filho porque estaria muito preocupado com ele e poderia esquecer de algum procedimento importante ou até tremer na hora dos cortes.

Muitas vezes a gente se culpa.  Acha que está fazendo pouco ou nada para mudar o mundo. Lembre-se que se você estiver fazendo o melhor para si mesmo, já está fazendo uma grande diferença no mundo. Se você se mantém saudável fisicamente poderá contribuir com seu trabalho. Estará disposto, atento. Verá soluções com mais facilidade. Se estiver emocionalmente saudável terá condições de ajudar outras pessoas a cuidarem de si mesmas, de se libertarem de seus dramas limitantes.

Você é parte dessa engrenagem chamada humanidade. Se você funciona bem o resto pode contar contigo. Por isso é importante ser egoísta. Cuidar de si é cuidar de uma peça importantíssima dessa engrenagem. Se cada um fizer isso a máquina funcionará perfeitamente.

(Legendas disponíveis, basta ativá-las)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *